Como Funciona Um Indutor De Modo Comum

Vamos examinar a função e operação de um indutor de modo comum e o modo como ele reduz interferências indesejadas.

Interferência diferencial

Em primeiro lugar, vamos examinar a interferência diferencial. Na interferência diferencial, o que ocorre através do dispositivo é que para qualquer transmissão de sinal do lado da linha, deve haver um retorno igual no lado neutro. Tudo o que atravessa a partir da linha (ou a parte de cima) e volta para o neutro (parte inferior), deve ser neutralizado (cancelamento cruzado). Dessa forma, será eliminado qualquer ruído indesejado em um modo diferencial, se houver cancelamento equivalente de sinal. Quando estes tipos de transmissões não são equilibradas e mutuamente canceladas, haverá a ocorrência de ruído diferencial.

Ruído de Modo Comum

Em uma situação de ruído de modo comum, há ruído entrando e saindo simultaneamente de ambos os lados (linha e neutro), que estão igualmente acoplados ao aterramento. O que você tem que fazer é capturar o ruído indesejado e evitar que ele seja transmitido, direcionando-o ao aterramento. Para fazer isso, as correntes de sinal, tanto na linha quanto no neutro devem ser capturadas e convertidas em calor através de, por exemplo, como um núcleo magnético. Um indutor de modo comum é onde tanto a linha quanto o neutro são enrolados em um único núcleo.

Ao usar um indutor para amenizar um ruído de modo comum (um padrão de interferência ou um ruído indesejado), o você quer ter é uma alta impedância às frequências indesejadas para derrubar esse ruído. Nessa figura em particular, a linha azul indica uma supressão de modo comum, ao passo que a linha tracejada vermelha no fundo indica a supressão modo diferencial.

Mesmo sendo um indutor de modo comum, ele também tem alguma supressão de modo diferencial em vários níveis de frequência. Na mesma figura você vê uma barra preta, que aponta um exemplo de frequência de transmissão.

Considere agora um cenário no qual você está transmitindo um determinado lote da dados desejado, também conhecido como “sinal” a uma determinada frequência. Nesse caso, se houver também um ruído em torno dessa frequência, você desejará eliminar essas frequências indesejadas, mas sem distorcer o sinal. Normalmente, o ruído será de modo comum, de modo que a solução para reduzir (se não eliminar) essas frequências será usar um indutor de modo comum que tenha uma alta impedância somente para as frequências indesejadas. Com o indutor correto, você conseguirá eliminar os ruídos sem afetar o sinal desejado.

Indutor de modo comum x Indutor de Modo Diferencial

Em alguns casos, você pode desejar impedância de modo comum, mas muito pouca impedância de modo diferencial. Observe na figura as variadas comparações entre bobinas de modo comum.

Há uma diferença considerável entre um indutor simples, usado para a supressão de modo diferencial e um indutor usado para supressão de modo comum. A principal diferença entre as duas partes é que, no indutor de modo comum, existem dois ou mais enrolamentos, o que significa que é possível ter três linhas de enrolamento ou mais, mas todos os enrolamentos estão em um núcleo comum.

No indutor de modo comum, o material do núcleo mantém os enrolamentos acoplados em um conjunto. Em contrapartida, o indutor simples para modo diferencial apresenta apenas um único enrolamento em um único núcleo. Este gráfico mostra a diferença da impedância de modo comum. Obviamente, um indutor de modo comum teria impedância para suprimir os ruídos indesejados de modo comum. Para uma aplicação de comunicação ou sinal, seria interessante ter supressão de ruído diferencial muito baixa no indutor de modo comum. Mesmo quando nos referimos a indutores de modo comum, cada um deles terá também alguma impedância de modo diferencial. O importante é que a supressão diferencial não esteja na frequência do sinal transmitido, de modo a não distorcê-lo.

What is your opinion?

Start a discussion on this topic or leave a comment.
We appreciate your input.

Please note: For editorial reasons, your comment will appear on the website with a time delay.

We reserve the right to modify or delete any submitted comments if they do not comply with our guidelines. Please refer to the Blog Rules for further information.

Please read our privacy policy.

*